Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

ENEL é condenada a indenizar consumidor por cobranças e negativação indevida

Aumento excessivo e abrupto no consumo, sem razões aparentes

há 4 anos

O consumidor tinha uma média de consumo entre 100 e 200Kwh. Todavia, no mês de junho de 2015, esse uso passou para 1.390Kwh, gerando um débito de R$ 1.057,06, que fora impugnado e não pago, ensejando, posteriormente, a negativação de seu nome.

Por não ter comprovado o gasto, ou qualquer justificativa aparente, a ENEL (sucessora da CELG), foi condenada ao pagamento de indenização a título de danos morais, na quantoa de R$7.000,00 (sete mil reais).

O juiz observou que, pelas provas juntadas no processo, notadamente as faturas do consumidor, é nítido que, de fato, houve um abrupto aumento do consumo em apenas um mês específico, junho de 2015.

Dessa forma, deveria a ENEL, concessionária do serviço público, demonstrar a procedência da cobrança que, repentinamente, tiveram os valores cotidianos multiplicados por cerca de 10 vezes.

Ponderou que a perícia feita no relógio medidor se dera de forma unilateral e dela não fora notificado o consumidor, seja para dela participar ou, posteriormente, para poder solicitar a contraprova, em instituto metrológico. Inexistindo, também, a demonstração de existência de fuga de energia.

Por isso, foi acolhida a alegação inicial de que o aumento excessivo e abrupto no consumo, sem razões aparentes, é capaz de afastar a presunção de legalidade dos atos praticados pela ENEL, com relação à fatura impugnada.

De consequência, tem-se que se tratou de negativação indevida, cujos danos morais são de natureza in re ipsa, ou seja, são presumidos e não necessitam de prova.

Processo nº 5517314.57.2017.8.09.0141

4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais

  • Publicações34
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3317
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/enel-e-condenada-a-indenizar-consumidor-por-cobrancas-e-negativacao-indevida/867887667

Informações relacionadas

Chanderson Rodrigues, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Cobrança de indevida - TOI - Energia elétrica

Késsia Amaral Matos Massariol, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de inicial de negativação indevida

Petição Inicial - Ação Indenização por Dano Material contra Enel Brasil

Petição - Ação Protesto Indevido de Título contra Enel Brasil

Tribunal de Justiça do Ceará
Notíciashá 6 anos

Companhia é condenada a pagar indenização pelos danos morais causados por negativação indevida

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Doutor, a estratégia é sempre acompanhar o faturamento da energia, comparar e pedir perícia? Então, não seria o caso de demandar nos Juizados Especiais? continuar lendo

Ainda foi pouco diante de todo transtorno que a ENEL causa em várias cantos do País. Tento de todas as formas resolver os problemas pela via administrativa, mas eles nem pedem, gritam: "Me processa, me processa". continuar lendo

Estou passando pelo mesmo transtorno de cobrança indevida e furto pela empresa de energia elétrica Energisa o caso já esta fórum civil a espera da defesa do perito avaliação da causa continuar lendo